Controvérsia entre um presbiteriano e um espírita 10/01/1901

O Puritano, capital federal, 10 de janeiro  de 1901, p. 3  

Empresa Gigantesca

Terminando a série de seus artigos em resposta aos que os nossos irmãos Bento Ferraz e Ernesto de Oliveira têm publicado no Correio de Campinas, o sr. Henrique Serra, presidente honorário do centro Espírita de Campinas, promete levar a cabo uma empresa que não podemos deixar de denominá-la gigantesca.

O leitor que julque por si mesmo. Eis o que promete o terrível campeão do Espiritismo campineiro:

“ A necessidade imposta de sermos breve, obriga-nos a retirar a análise e crítica de muitas das proposições de nossos adversários. Não perderão, porém, pelo tempo, asseguramos-lhes.

“Aguardamos o esperado livro do rev. pastor sr. Alvaro G. dos Reis sobre as doutrinas espíritas, para procedermos à competente refutação desse trabalho, cujos extratos temos visto no Puritano. Aí, analisaremos o problema do monogenismo e poligenismo, responderemos amplamente às questões dos evangelhos sinóticos, apócrifos e interpolados, faremos ver até onde os espíritas são cristãos, e finalmente destruiremos a malévola insinuação a nós individualmente feita de não sermos espíritas, mas unicamente monistas e consequentemente materialistas. Hemos de lhes mostrar que as doutrinas do grande pensador e naturalista alemão, o sábio professor da Universidade de Iena Ernesto Haeckel podem e devem conciliar-se perfeitamente com o moderno psiquismo. Saibam de uma vez para sempre, que no transformismo de Darwin, no evolucionismo de Spencer, no monismo de Haeckel e nas investigações psíquicas achamos a base das concepções gigastescas do futuro, a união da ciência e da religião, o consórcio da fé com a razão, em uma palavra a unidade do pensamento e da crença. Será esse o objeto do nosso futuro trabalho a que provavelmente daremos outra forma de publicação.

Campinas, 12 de dezembro de 1900

Henrique Serra”

Então? É ou não é gigantesca a empresa?

Esperemos.



Para ver o documento original digitalizado clique aqui.


 NOTA: A imagem utilizada no início desta página é da cidade de Campinas por volta do ano 1900, e não faz parte do documento original.


ARQUIVOESPIRITA.ORG é um repositório digital de documentos relativos à história do espiritismo.  

Caso tenha algum documento que possa ser escaneado e transcrito no site, por favor entre em contato conosco pelo e-mail arquivoespirita@gmx.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *