Previsão para o ano de 1900 (29/11/1890)

Periódico: O BRAZIL

Rio de Janeiro, Ano 1, n. 199

29 DE NOVEMBRO DE 1890 / P. 2 

 

Nas mesmas colunas ineditoriais da citada folha, vem uma longa exposição do espiritismo, pelo órgão de um de seus videntes, o cidadão Ramos Nogueira, que é preciso não confundir com o professor (sem concurso) Almeida Nogueira, conhecido autor de Polyanthea adhesista.

O Sr. Nogueira espírita revela que antes do ano 1900 a terra deixará de ser a penitenciária do sistema solar, passando para Netuno os condenados que ora aqui se acham.

Sabendo-se que o nosso futuro planeta é o mais afastado do sol, prevenidos ficamos para em tempo nos provermos de roupas adequadas ao rigoroso frio que lá deve fazer.

Por outro lado inútil se torna disputar aos argentinos o pedaço de território que lhes foi cedido pelo Provisório, e quão somente pelo Sr. Quintino, como aliás se costuma dizer.

Declara mais o Sr. Nogueira que por meio do Sr. Torteroli, todos os dias fala com Deus, sem que nisto haja qualquer coisa de sobrenatural.

Realmente muitos fenômenos do capitalismo (não diremos todos) têm uma aplicação que não transcende as raias da psicopatologia.

Com razão já disse um notável escritor cristão, aludindo às superstições e crendices dos que se divorciam da religão: “Perfeitamente natural – para os que nada tem, tudo serve”.



Para ver o documento original digitalizado clique aqui.


NOTA DO ARQUIVO ESPÍRITA: A imagem no início da página compara o tamanho da Terra e do planeta Netuno, e não faz parte do documento original.


O ARQUIVOESPIRITA.ORG é um repositório digital de documentos relativos à história do espiritismo.  

Caso tenha algum documento que possa ser escaneado e transcrito no site, por favor entre em contato conosco pelo e-mail arquivoespirita@gmx.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *