Mensagem espírita de quando Santos Dumont tinha apenas 3 anos de idade diz que o missionário brasileiro que inventará uma máquina de voar “já se encontra entre vós” (30/07/1876)

Periódico: Reformador

1883, ano 1, número 15, agosto, p. 4

(Manifestação espontânea do Espírito de Estevão Montgolfier, recebida em Silveiras [SP], por Enesto Castro, em 30 de Julho de 1876.)

Vencer o espaço com a velocidade de uma bala de artilharia, em um motor que sirva para conduzir o homem; eis o grande problema que será resolvido dentro de pouco tempo.

Essa máquina poderosa de condução, não há de ser uma utopia; não.

O missionário que traz esse aperfeiçoamento à Terra, já se acha entre vós.

O progresso da viação aérea, que tantos prosélitos tem achado e tantas vítimas há feito, não está, portanto, longe de realizar-se.

O aperfeiçoamento de qualquer ciência depende do tempo e do estado da humanidade para recebê-lo.

A locomotiva, esse gigante que avassá-la os desertos e vence as distâncias, será um insignificante invento ante o pássaro colossal, que, qual condor dos Andes, percorrerá o espaço, conduzindo em suas soberbas asas, os homens de vários continentes.

Os balões, meros exploradores e precursores da admirável invenção, nada, pois, serão perante o belo e o portentoso pássaro mecânico.

Esse Deus de bondade e de misericórdia, que nada concede, antes da hora marcada, deixa primeiramente que seus filhos trabalhem em procura da sabedoria, e depois que eles se têm esforçado em descobrir a verdade, aí então lhes envia um raio de sua divina luz.

Já [vejam], ó mortais, que a navegação aérea não será um sonho, não; mas sim uma brilhante realidade.

O tempo, que vem próximo, vos dará o conhecimento desse estupendo motor

Brasil, tu que foste o berço dessa grande descoberta, serás em breve o país escolhido para demonstrar a força dessa grandiosa máquina aéria.

Eis o prognóstico que vos dou, ó, brasileiros.

ESTEVÃO MONTGOLFIER



PARA VER O DOCUMENTO ORIGINAL DIGITALIZADO CLIQUE AQUI.


 NOTAS DO ARQUIVO ESPÍRITA:

  • Jacques-Etiénne Montgolfier, ou apenas Etiénne (em português, Estevão) Montgolfier, desencarnado em 1799, foi juntamente com seu irmão, um famoso inventor francês dos aeróstatos chamados montgolfíêres.
  • Na data da mensagem, Santos Dumont havia completado 3 anos de idade. Na data publicação do texto pelo periódico ‘Reformador’ ele era uma criança de 10 anos. O que explicaria a frase “O missionário que traz esse aperfeiçoamento à Terra, já se acha entre vós.”
  • Quem duvidar da autenticidade dessa mensagem deve consultar o site da Biblioteca Nacional (do Brasil) onde esta edição do referido periódico se encontra digitalizada.
  • A frase “Brasil, tu que foste o berço dessa grande descoberta, serás em breve o país escolhido para demonstrar a força dessa grandiosa máquina aérea”, faz referências a duas invenções  no campo da aeronáutica que tiveram “berço” no Brasil: uma invenção futura – a “máquina aérea” – e uma do passado. Essa descoberta aérea anterior, parece ser o balão, meio de transporte mencionado em um dos parágrafos. Embora os historiadores não estejam completamente de acordo sobre  a questão, há suspeitas de que o padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão, descendente de portugueses mas nascido do Brasil, em 1709 teria sido o primeiro a voar em um aerostato operacional o qual chamou de “passarola”.
  • A imagem que aparece no início desta página não faz parte do documento original.

O ARQUIVOESPIRITA.ORG é um repositório digital de documentos relativos à história do espiritismo.  

Caso tenha algum documento que possa ser escaneado e disponibilizado no site, por favor entre em contato conosco pelo e-mail arquivoespirita@gmx.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *