Mensagem mediúnica de Luís Gama, líder abolicionista, sobre seu desencarne e sua vida anterior (28/08/1882)

Periódico: O Renovador – Órgão espírita

Ano 1, n. 1

Rio de Janeiro, segunda-feira, 28 de agosto de 1882, p. 4

Evocação do espírito de Luís Gama

Apesar das poucas horas que deixei o pesado fardo tenho a meu lado um dedicado amigo que me auxilia e eu posso ter conhecimento do meu estado.

Sei, como se sabe de um sonho confuso, que deixei a Terra.

Oh! Que vejo? !… os que me são caros que se aproximam de mim!… Sim… Eis um quadro… que mandam revelar.

Carlos, um homem rico, casado com uma mulher virtuosa que reprova a vida desregrada do marido, e ela cansada de sofrer volta à casa paterna, pobre como era antes de casar-se, levando um filho de seis anos.

Carlos, rico e poderoso, toma o filho do poder de Elisa, a virtuosa… e para castigá-la, mais tarde comunica-lhe que o filho tinha sido vendido como mísero escravo…

Carlos não mentiu – tinha vendido seu próprio filho… Mais tarde, Carlos desencarnou-se e depois, sofrendo, arrependeu-se. Perdoai-me… Carlos na última existência chamou-se LUÍS GAMA.

Obrigado. Como me consola e me martiriza ao mesmo tempo revolver do passado esta história.

Sabeis o que fui hoje… o eco de uma passado que vem demonstrar a grandeza de Deus e o sublime das aspirações, da missão e destino do homem – a perfectibilidade.

LUÍS GAMA


PARA VER O DOCUMENTO ORIGINAL DIGITALIZADO CLIQUE AQUI.


NOTAS DO ARQUIVO ESPÍRITA:

1 – Luís Gama  nasceu livre mas aos 10 anos tornou-se escravo. Foi alfabetizado aos 17 anos, e fugiu no ano seguinte para São Paulo, onde casou-se e tentou freqüentar o Curso de Direito do Largo do São Francisco – hoje denominada Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. “Por ser negro, enfrentou a hostilidade de professores e alunos, mas persistiu como ouvinte das aulas. Não concluiu o curso, mas o conhecimento adquirido permitiu que atuasse na defesa jurídica de negros escravos” (fonte: http://institutoluizgama.org.br/) . Ao longo de sua vida conseguiu libertar mais de 500 escravos.

2 – A imagem no início desta página é um retrato de Luís Gama e não faz parte do documento original.


O ARQUIVOESPIRITA.ORG é um repositório digital de documentos relativos à história do espiritismo.  

Caso tenha algum documento antigo que tenha relação com o espiritismo, por favor entre em contato conosco pelo e-mail arquivoespirita@gmx.com , ou por nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *