Texto de apresentação do periódico “Spiritual Telegraph” (1852)

Tradução do inglês para o português feita por: Arquivo Espírita.

[TO READ THIS TEXT IN ENGLISH CLICK HERE.]

Periódico: Spiritual Telegraph [Telégrafo Espiritual] – dedicado à exemplificação da comunicação com os espíritos

“A agitação do pensamento é o início da sabedoria”

Publicado por Charles Partridge, Courtland Street nº 3

Termos: um dólar e cinquenta centavos por ano; cópias simples, três centavos.
Ano I, Número 1.

NOVA YORK, sábado 8 de maio, 1852.



Do editor para seus patronos,

 

Este número do Spiritual Telegraph simboliza o meu ideal – do que os amigos da causa espiritual demandam – tanto quanto possível, como é esperado na confusão que necessariamente faz parte de um novo empreendimento desta natureza. Percebemos que há como melhorar, e de tempos em tempos o jornal irá apresentar seções muito interessantes, que o apoio do público, e os recursos crescentes sobre o assunto, irão permitir-me oferecer. Embora no presente número não entremos muito a fundo na discussão de princípios fundamentais, o leitor encontrará claramente enunciado aqui, o nosso propósito geral, o tom e as características futuras do jornal.

Que seja entendido, de uma vez por todas, que nenhuma comunicação escrita de uma forma respeitosa e séria, será rejeitada porque os sentimentos proferidos não estejam de acordo com os nossos, ou com aqueles geralmente aceitos [pela maioria]; pois é um dos principais objetivos do presente jornal representar fielmente todas as fases do pensamento entretidos por espíritos e mortais sobre o assunto dos fenômenos espirituais. Solicitamos, portanto, a indulgência dos nossos leitores, que não se ofendam se forem apresentados sentimentos [ideias] que se opõem, segundo seu julgamento, a todo bom-senso e às revelações confiáveis; pois pode ser que aqueles que formam suas conclusões apenas com um conhecimento parcial do assunto, ou a partir de vê-lo sob um único aspecto, tenham visões equivocadas, não asseguradas por um julgamento mais abrangente e esclarecido. Não temos nenhuma intenção de perturbar as pessoas desnecessariamente, e, portanto, espero que ninguém se torne assinante deste jornal, que não possa ver suas caras opiniões desafiadas, e, que não seja capaz de transformar suas cruas especulações em uma filosofia mais majestosa, se necessário, sem perder o comando de seu temperamento.

Não me comprometi com esta empreitada, com a esperança ou expectativa de lucro pecuniário, e ficarei inteiramente satisfeito se ela satisfizer os desejos das pessoas mais profundamente interessadas, e, ao mesmo tempo, os grandes interesses do progresso humano. Publicarei este jornal semanário por um ano, valendo a pena ou não; e para que isso se torne possível, tenho a liberdade de solicitar a ajuda do Hon. Horace Greeley e de outros se necessário. Confio que ninguém hesitará em encaminhar o valor da assinatura de uma só vez, pois nenhum nome será inserido até que o dinheiro seja recebido [em seu valor integral]. Para economizar tempo e despesas desnecessárias na administração da publicação não darei nenhum recibo de assinatura que não seja o próprio jornal, cuja aparição regular constituirá a evidência do fato, bem como a extensão dos direitos dos assinantes para com o editor.

Sem vacilar, chamo os crentes na comunicação com os espíritos e na reforma espiritual, de longe e de perto, para empregar seus esforços em nome do Spiritual Telegraph [Telegráfo Espiritual], e dos grandes objetivos a que este se dedica. O número de assinaturas já solicitadas, e o tipo de sentimentos encorajadores expressos a partir de várias partes do país, excedem em muito as minhas expectativas. Tais amigos, por favor, aceitem meus sinceros agradecimentos.

Esta primeira edição é enviada a todos cujos nomes recebemos, mas apenas aqueles que cumprirem com os nossos termos devem esperar os números seguintes.

Charles Partridge


PARA VER O DOCUMENTO ORIGINAL DIGITALIZADO CLIQUE AQUI


 

O ARQUIVOESPIRITA.ORG é um repositório digital de documentos relativos à história do espiritismo.

Caso tenha algum documento que possa ser escaneado e disponibilizado no site, por favor entre em contato conosco pelo e-mail arquivoespirita@gmx.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *