“(…) conciliai, não persigais, uni e não desuni para assim alcançardes o desejado bem de ser o mundo o resumo do céu e a alma humana o reflexo de Deus.” – (espírito anônimo) 1881 (?)

Periódico: União e crença – Ano I número 02, p.2

Areias, SP, 15 de abril de 1881


Ouvi-me Irmãos. Parece-me que entre os povos, se repete aquela lenda da antiga poesia Germânica: em que os mundos caem, os céus se enrolam como pergaminhos, e a imensidade, só nos apresenta um santuário, a cujas portas adejam os anjos, esperando que o Cristo vá buscar o seu Eterno Pai. Baixei aos abismos, e nos abismos, só encontrei o nada unido ao nada, subi aos espaços, e nos espaços, só encontrei o vácuo unido ao vácuo: minha paixão, meus esforços foram perdidos, Deus não existe!… Não temos Pai, vós e eu somos todos órfãos!

Tais serão as palavras proferidas pelos ateus – e não obstante irmãos, Deus existe, temos Pai, prova-o a natureza, prova-o a ciência, prova-o a história, e a voz do Universo inteiro, que proclama o imenso e eterno poder de Deus.

Irmãos, jamais serão vencidos os eternos princípios em que se funda a moral cristã.

Figurai-vos, irmãos, que vedes as mulheres cegas do Evangelho que buscam [o Cristo….]; elas o buscam no Sepulcro de pedra, nos antigos castelos feudais, buscam-no no potro dos tormentos e nas fogueiras da inquisição; mas não o encontram; porque Cristo ressurgiu, mas na razão e justiça, na liberdade e igualdade, nos tormentos de Brow, nos martírios de Lincoln, onde se quebram as algemas e triunfa a verdade, a justiça, e a razão.

Irmãos, segui as leis que nos inspira o espírito da liberdade, da igualdade, da justiça e fraternidade; conciliai, não persigais, uni e não desuni para assim alcançardes o desejado bem de ser o mundo o resumo do céu e a alma humana o reflexo de Deus.

Médium M. Amélia


PARA VER O DOCUMENTO ORIGINAL DIGITALIZADO (CLIQUE AQUI)


O ARQUIVOESPIRITA.ORG é um repositório digital de documentos relativos à história do espiritismo.  

Caso tenha algum documento antigo que tenha relação com o espiritismo, por favor entre em contato conosco pelo e-mail arquivoespirita@gmx.com , ou por nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *