Leon Hyppolito – Por Pio Souto


Periódico: Reencarnação

Porto Alegre, ano 1 n.1, outubro de 1934


Leon Hyppolito

A doutrina filosófica de Leon Hyppolito Denizard Rivail é pura, clássica, inconfundível e sobre todos os pontos perfeitamente justa, dentro do maior rigorismo da lógica. É doutrina que se destina a um futuro sem igual, embora a sua marcha se opere lentamente, através do tempo e da geração humana. Dada a sua grandeza moral, a exigência integral de suas leis, a firmeza absoluta de suas provas, o domínio soberano de sua espiritualidade, esta doutrina terá que conquistar um a um todos os corações humanos, para estabelecer o seu reino de paz, de fé e de fraternidade, na superfície do planeta.

Por isto mesmo e logicamente vemos a serenidade da marcha ou da penetração da luz filosófica na ciência, na fé, e a conduzir o espírito humano esclarecido e consciente de si, de seu futuro, da sua posição no seio da multidão humana. Não é fácil que os deturpadores venham a corromper a pureza imaculada da doutrina; há um ponto luminoso inatingível pelo personalismo, pelas correntes de pensamentos estranhos aos seus fundamentos e que resistirá ao tempo, aos falsos profetas, aos orgulhosos, aos reformadores e aos que, de boa ou má-fé, misturam doutrinas, confundem princípios e arrastam, pela estrada da ignorância, o manto constelado de estrelas das mais pulcras verdades, recebidas pelo filósofo.

A verdade porém, de futuro brilhará, confundir-se-á o falso e o bom, a luz com as trevas e no conjunto espiritual uma só crença surgirá como um sol, como um só desejo, que queimará o coração humano, no altar da mais pura espiritualidade e no Evangelho de Jesus se compreenderá o corpo da doutrina de Kardec e o livro da paz, entre os homens, do amor entre as almas, da fé, entre os cristãos, serão lidos e venerados pelos habitantes da terra.

Pio Souto

“Não julgueis que vim destruir a lei e os profetas; não vim destruí-los, mas sim, dar-lhes cumprimento; porque em verdade vos afirmo que o Céu e a Terra não passarão antes que tudo quanto se encontra na Lei seja cumprido sem perda de um til ou de um ponto”. Jesus, S. Matheus, v. 17-18.


PARA VER O DOCUMENTO ORIGINAL DIGITALIZADO, CLIQUE AQUI


NOTA DO ARQUIVO ESPÍRITA: A imagem não faz parte do documento original.


O ARQUIVOESPIRITA.ORG é um repositório digital de documentos relativos à história do espiritismo.  

Caso tenha algum documento antigo que tenha relação com o espiritismo, por favor entre em contato conosco pelo e-mail arquivoespirita@gmx.com , ou por nossa página no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *