Projeto de nova sede para o Hospital Espírita de Porto Alegre

 


Periódico: Reencarnação

Porto Alegre, ano 1 n.1, outubro de 1934


Noticiário das Sociedades Espíritas

Reservamos esta coluna para o noticiário que interessa às sociedades espíritas de todo o Estado, filiadas ou não.

Nos será muito agradável publicar todas as informações que nos forem enviadas para esse fim, devendo elas ser endereçadas à Secretaria da Federação Espírita ou ao diretor deste mensário.

HOSPITAL ESPÍRITA: Este estabelecimento, destinado ao tratamento da loucura pela obsessão, vem se esforçando por atender com solicitude ao elevado número de enfermos que a ele recorre.

Mantêm um excelente serviço médico a cargo do Dr. Henrique Domingues, clínico e profundo conhecedor da ciência espírita, que, por isso mesmo, acha-se em condições excepcionais para orientar o tratamento dessa espécie de moléstia, que muitas vezes precisa ser combatida simultaneamente por meio de passes e por processos médicos.

Infelizmente, tornou-se exíguo o atual edifício do Hospital, para receber todos os doentes que a ele têm recorrido, vendo-se compelida, a sua diretoria, a tratar do aumento das instalações hospitalares, dotando-as de mais um pavilhão.

Resolveu o Conselho Deliberativo, convocado em agosto último para deliberar sobre as medidas a se tomarem, autorizar a diretoria do Hospital a lançar um empréstimo de 160:000$000, em títulos resgatáveis de 200$000 e a colocar 2.000 títulos cupões não resgatáveis, de 20$000, compostos de cupões de 1$000 cada um.

Foi organizada uma comissão Central que se encarregou da propaganda e colocação dos títulos, a qual ficou composta dos confrades:

General Thimoteo do Amaral Oestreich

Israel Corrêa da Silva

Coronel Frederico A. Gomes da Silva

Oswaldo Rentzch

Albina Bordini

Rina Pierini

Major Carlos Guasque de Mesquita

Dr. Henrique Domingues

Dagoberto Guimarães

Trajano Mostardeiro

Estão sendo organizadas nas cidades do interior Comissões Locais, tendo sido empossadas já as de Cachoeira, Santa Maria, Tupanciretã, Livramento, Alegrete, Don Pedrito, Rosário, Bagé, Rio Grande e Pelotas. Outras acham-se em organização.

Tem encontrado o mais franco apoio de parte da família espírita do Estado, essa campanha em prol do aumento do Hospital Espírita.

Os confrades que queiram colaborar nesse generoso empreendimento, poderão dirigir-se à secretaria do Hospital ou à Comissão Central, cujo presidente é o General Thimoteo do Amaral Oestreich, podendo a correspondência ser enviada para Caminho do Meio, nº1340.


PARA VER O DOCUMENTO ORIGINAL DIGITALIZADO, CLIQUE AQUI


NOTA DO ARQUIVO ESPÍRITA: A foto no início da página mostra como é o Hospital Espírita de Porto Alegre atualmente. Evidentemente, essa imagem não faz parte do documento original.


O ARQUIVOESPIRITA.ORG é um repositório digital de documentos relativos à história do espiritismo.  

Caso tenha algum documento antigo que tenha relação com o espiritismo, por favor entre em contato conosco pelo e-mail arquivoespirita@gmx.com , ou por nossa página no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *