Teses e dissertações na área de Educação

AZEVEDO, Alexandre Ramos de. Abrigos para a infância no Brasil: por que, quando e como os espíritas entraram nessa história? Dissertação (Mestrado em Educação). UERJ, Rio de Janeiro. 2006.

BEZERRA, Larissa Rogério. “Arte em cena”: Narrativas de uma experiência formativa com arte espírita. Dissertação (Mestrado em Educação). UFCE, Fortaleza. 2013.

BIGHETO, Alessandro Cesar.Eurípedes Barsanulfo – um educador espírita na primeira república. Dissertação (Mestrado em Educação). UNICAMP, Campinas. 2006.

BRETTAS, Anderson C. F. Eurípedes Barsanulpho e o Colégio Allan Kardec: Capítulos de História da Educação e a Gênese do Espiritismo nas Terras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro (1907-1918). Dissertação (Mestrado em Educação). UFU, Uberlândia. 2006.

BRETTAS, Anderson C. F. Hyppolite Leon Denizard Rivail, ou Allan Kardec: Um professor  pestalozziano na França do tempo das Revoluções. Tese (Doutorado m Educação). UFU, Uberlândia. 2013.

CASTRO, Maria Lúcia Santana de. A educação da alma – o trabalho voluntário na CEA-AMIC ‘onde está teu coração, está teu tesouro’ – um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação). UNICAMP, Campinas. 2003 .

COSTA, Celma Laurinda Freitas. A noção de ciência e educação no espiritismo. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica de Goiás, Goiânia. 2009.

FRATTARI NETO, Nicola José. Educandário espírita ituiutabano: caminhos cruzados entre a ação inovadora e sua organização conservadora. Dissertação (Mestrado em Educação). UFU, Uberlândia. 2006.

FUCKNER, Cleusa Maria. Lar Escola Dr. Leocádio José Correia: história de uma proposta de formação na perspectiva educacional espírita (1963-2003). Tese (Doutorado em Educação). UFPR, Curitiba. 2009.

INCONTRI, Dora. Pedagogia espírita – um projeto brasileiro e suas raízes histórico-filosóficas. Tese (Doutorado em Educação). USP, São Paulo. 2001.

LODI-CORRÊA, Samantha.  Anália Franco e sua ação sócio-educacional na transição do Império para a República (1868-1919). Dissertação (Mestrado em Educação). UNICAMP, Campinas. 2009.

MELO, Rosane Maria Pereira. A educação na perspectiva espírita no lar Antônio de Pádua: Estudo sobre a experiência de adoção.  Tese (Doutorado em Educação). UFCE, Fortaleza. 2010.

NASCIMENTO, Reginauro Sousa. O diálogo entre ator e personagem no teatro espírita: a experiência espiritual e artística dos atores e atrizes do grupo de teatro Leopoldo Machado. Dissertação (Mestrado em Educação). UFC, Fortaleza. 2013.

NOGUEIRA, Maria Neurilane Viana. A dimensão educativa dos direitos humanos e a educação do ser integral do lar Fabiano de Cristo: Tecendo um elogio da esperança. Dissertação (Mestrado em Educação). UFC, Fortaleza. 2014.

OLIVEIRA, Eliane de Christo. Anália Franco e a Associação Feminina Beneficente e Instrutiva: Ideias e práticas educativas para a criança e para a mulher (1870 – 1920). São Francisco, Itatiba. 2007.

OLIVEIRA, Eliane Silva de. A construção da experiência espiritual e sua problematização como lugar de superação dos limites  do paradigma biomédico: uma contribuição para a reflexão sobre espiritualidade na educação médica. Tese (Doutorado em Educação). UFC, Fortaleza. 2008.

RODRIGUES, Franscisco Jahannes dos Santos. Educação, juventude e esperança no sertão de Oiticicas – Viçosa do Ceará: As aprendizagens experienciais realizadas no centro espírita “O pobre de Deus”. Dissertação (Mestrado em Educação). UFC, Fortaleza. 2013.

RODRIGUES, Lúcia Vanda. Juventude espírita Irmão Bosco e a produção de saberes na experiência da evangelização infanto-juvenil no Grande Bom jardim. Dissertação (Mestrado em Educação). UFC, Fortaleza. 2011.

SILVA, Creusa Ribeiro da. Práticas educativas no movimento espírita: um estudo sobre a Casa da Vovozinha. Dissertação (Mestrado em Educação Popular). UFPB, João Pessoa. 2006.

SOUSA, Aline da Silva.  Os educadores-palhaços do grupo fantasia: o que aprendem e o que nos ensinam sobre educação moral. Dissertação (Mestrado em Educação). UFCE, Fortaleza. 2010.

TEIXEIRA, Cícero Marcos. Educação de pais gestantes: uma pedagogia possível segundo o espiritismo como saber emergente e educação integral do ser humano. Tese (Doutorado em Educação). UFRGS, Porto Alegre, 2009.